quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Aqui ninguém comenta nada!


Aqui ninguém comenta nada! Não podemos ser tão solitários assim...todos escrevendo dentro de suas bolhas...tão solitários quanto. Tive a iniciativa de escrever esse texto. Pode não ter sido a grande ideia. Mas queria inquietá-los e fazer com que saiam de suas bolhas e se apresentem. Ahãm...deixa eu começar...me chamo Andréa de Azevedo. Escritora amadora do blog Desengavetados, blog que ultimamente tem perdido sua popularidade...rs Sabe, isso não me incomoda e nem fico triste. Até porque sei que meu objetivo nunca foi ser: a poetinha famosa de São Gonçalo.
Me incomoda muito mais quando escrevo solitariamente sem travar diálogo com outrem. Sei que sou um ser anônimo que se esconde muita das vezes aqui, entre uma letra e outra desses escritos digitais. Poetas, eu sei muito bem amordaçar a minha boca e conviver no mundo dentro do regime, dentro do que as pessoas impõem. To dizendo que sei engolir meus sapinhos direitinho. E mesmo que eles tenham sido engolidos com classe, ainda pulam na minha barriga porque os engoli inteiros. Assim é o mundo: injusto, febril, cercado de egoísmo e egocêntricos...
Do contrário, aqui é espaço de liberdade! Usamos a nossa arte para nos libertar e manter diálogos!Apesar do meu hermetismo, da minha blague, da minha autocrítica, sei conviver...
Bem, não sei se me faço compreender ...o que pretendo é falar com os (as) senhores (as) e não com os leitores. Pra minha surpresa, não vejo leitores aqui comentando...e pra quem escrevo? Escrevo pra mim assim tão egoísta? Ou escrevo para os (as) senhores (as) poetas? Poetas! Vamos manter então nossos diálogos, comentar os versos dos outros ou preferem ficar em suas bolhas???
Me incomoda profundamente ter esse espaço aqui e não ver que fizemos algum laço e que perpassamos a ponte e não estabelecemos ligações...Não posso ser a única a pensar assim!
Amistosamente venho aqui interpelar os (as) senhores (as) poetas! Assim que forem postar os seus textos acenem, digam algo!? Não se fechem em suas escritas!
Gostaria de uma resposta. Será que há nesse blog alguma objeção? Desafio o primeiro a se apresentar e travar um diálogo comigo, queria tanto conhecê-los e isso não se trata de um apelo mas sim de uma necessidade de uma poeta que carece ser acolhida aqui. Não permitam que eu engula mas um sapinho e esse fique a pular na minha barriga por falta de compreensão.
Vamos, apresentem-se ! Vamos unir nossas literaturas, nossas ideias...não deixem as ideias boiarem e não as tomem somente para si. Saiam de suas bolhas e conquistem!
Andréa de Azevedo.


10 comentários:

  1. Bom, Andrea... Nem uma palavra que você disse é mentira...

    Se bem que acho que comentários só são feitos quando os textos são lidos. Pois pelo que vejo os autores não se leem aqui, ou se ignoram... Pouco importa a definição, acaba sendo a mesma coisa.

    Não é questão de ser solidário e sim de ter ética. E se não quiserem fazer comentários (me refiro a todos), que ao menos chame os amigos para visitar o blog, faça um pequeno esforço de 5 minutos para uma singela divulgação, poste no twitter ou seja o que for. Afinal, para que escrevemos aqui senão para sermos lidos?

    Mas de fato, o mínimo que tenhamos a fazer é ser reconhecidos (ou simplesmente conhecidos) entre nós mesmos.

    Palmas a Andréa pela atitude.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que veio aqui dar a sua palavra, Lisa. Vou aguardar mais alguém travar algum diálogo até que todos possam se harmonizar.

    ResponderExcluir
  3. Sim Andrea muito boa a iniciativa.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. O manifestado foi proposital...rs vejo que somente vcs se apresentaram...assim continuo a esperar pelos outros...

    ResponderExcluir
  5. Parece muito com aqueles e-mails de correntes... rsrs
    Oops.. Acho que fiquei presa.. e não somente presa, mas surpresa pela ideia Andrea.

    Podemos dizer que aqui todos estão "acorrentados" em suas próprias bolhas, ou então, que muitos possuem um motivo que justifica essa falta de diálogo entre os que fazem parte dessa rede.

    Parece até jogada de marketing, mas sei que não é, e essa falta de solidariedade é resultado dos costumes aos quais fomos educados. E para tornarmos conhecidos entre nós mesmos, a sua intenção, Andrea, é louvável.

    Você me conhece?
    Estamos tão acostumados a sermos lidos por pessoas que não conhecemos que nem nos damos conta de que os desconhecidos somos nós.
    Então eu apoio totalmente essa iniciativa, mas não sou contra quem não queira adotá-la.

    Todos são livres para escolher entre a prisão ou a liberdade.

    Beijos Andrea!

    ResponderExcluir
  6. Não Luu não te conheço. Prazer, Andréa! rs e não é jogada de marketing e nem texto pronto de internet, pq o dia em que eu precisar plagiar algo da net, prefiro não ter mais blogs para as minhas confissões. Gosto de dizer o que penso. Também não escrevi esse texto pra pressionar ninguém, a intenção é integrar escritores e compartilhar ideias. Eu respeito quem quiser continuar em sua bolha.rs Embora não esconda que fico incomodada com a indiferença das pessoas. O espaço blog necessita travar diálogos... continuo disposta a isso.
    Acredito que ficaria lisonjeada se alguém comentasse em algum post seu. O que ocorre aqui no poesia Eternizada é o contrário, todo mundo posta e ignora as ideias do post anterior.
    É claro que temos a liberdade de escolha de se pronunciar ou não.
    Às vezes tb não to afim de comentar nada.
    Mas fica aqui a minha crítica, sem demagogia e com muito respeito a todos.Obrigada pela atenção!
    bjosss!
    Andréa.

    Vamos ver quem é o próximo a se manifestar...rs

    ResponderExcluir
  7. Olá Andrea,

    Eu só não tenho lido e comentado tanto aqui como queria por ter me mantido ocupado com meus textos, pois tenho revisado muitas coisas. Notei erros no que eu escrevi em mais de 15 textos e os corrigi, eram coisas mínimas que muita gente não notaria, mas ainda sim eram errei e me corrigi. Eu gosto mesmo do intercâmbio de ideias, sugestões, criticas e outros comentários de leitores.
    Escrevo para mim, mas sei que existe um público que aprecia minhas artes, mesmo que seja um público pequeno, mas esse é o meu público que pensa e sente parecido comigo e se eles se identificam com a minha arte é com eles que devo estar atento.

    Sei que meu estilo de arte não é nada convencional, assim como muitos de vocês aqui não faço parte dos artistas mais apreciados pela maioria das pessoas e nem ligo para isso. Nunca fui de andar em grupos, nem fui o popular sociável, sempre estive longe disso e assim continuo dentro do meu espaço e indo além até onde me é útil e sensato trilhar.
    Fico contente quando estou em um sarau como no Uma Noite na Taverna e pelo menos uma pessoa se identifica e cativa-se com o que expresso pelas minhas artes. Isso já me basta para deixar-me alegre e realizado como artista literário performático. O carinho dos leitores/espectadores me faz ter ainda mais ânimo para refinar minha arte aprendendo novos recursos, tornando-me mais completo e amplo em minha carreira artística, isso me basta.


    Entendo que é necessário sairmos da bolha, sei disso, é até válido mesmo o que você disse, mas muitas vezes prefiro me ausentar para melhorar para poder me revelar. Tenho um compromisso intenso comigo e nele a qualidade da minha arte está no topo, então meus leitores/espectadores e eu somos agentes diretos dessas mudanças, umas sutis e outras severas.

    Agora posto até mais aqui, mas isso por ter mais tempo, as coisas tem um período para funcionar, a prova disso é meu blog que tinha pouquíssimas visitas e comentários raros, atualmente recebo muitas visitas de várias pessoas de cidades, estados e países variados e me divirto com essa nova ferramenta de divulgação artística, as coisas tem dado certo por eu acreditar demais em mim e recomendo o mesmo aos outros escritores.

    Adoro conversas com variados tipos de pessoas, sejam artistas, apreciadores e tantas outras possibilidades. Falo por horas dependendo de quem for capaz de me cativar, também marco encontros com várias pessoas quando tenho tempo e dinheiro para isso. Sou solitário, tenho prazer em ser quem sou e o que sou, mas é legal ter momentos de socialização com seletas pessoas, creio que me entenda, você parece passar pelo mesmo que eu.

    Acho que dialoguei demais, tá bom assim. Desculpe pelo susto no Uma Noite na Taverna. rs.

    Até breve.

    ResponderExcluir
  8. Legal,vir aqui e dar sua contribuição neste post, Abismo do Obscuro. A intenção foi mesmo a de promover o diálogo entre os poetas, mas isso respeitando o espaço de cada um. Eu me sentia muito mal aqui no início, pq eu escrevia, não conhecia ninguém e não via comentários.

    Ahnm...vejo que depois que escrevi essa prosa, muita coisa anda mudando aqui no poesia Eternizada. As pessoas estão dialogando mais. Alcancei o objetivo. Amém!rs

    ResponderExcluir
  9. Andrea,

    Abismo do Obscuro é meu blog, eu sou o Mensageiro Obscuro. Eu entendi o que disse em resposta. Ontem consegui mais uma seguidora para meu blog, agora são 50 seguidores que possuo e tenho recebido pelo menos 5 comentários por semana, isso é bom, pois antes eu levava três semanas ou mais esperando um comentário. É preciso comentar muito para ser comentada, essa é a mesma filosofia dos policiais corruptos do filme Tropa de Elite: "para rir é preciso fazer rir". rs

    Não sei se você lê muitos autores independentes, ler e comentar bons textos de bons autores (existem artistas fracos aos montes, é preciso filtrá-los) aumenta suas chances de ser lida e comentada pelos mesmos e por seus leitores, colegas e amigos. É importante que você leia e comente outros autores para que eles também retribuam sua visita.

    Entendo que você ficasse triste por não haver diálogo entre você e os leitores, mas você não pode esperar grande impacto da noite para o dia. Eu estou na luta literária desde 2004, tive momentos duros e munca desisti e torço para que outros artistas independentes resistam com suas artes.

    Até breve.
    Mensageiro Obscuro.

    ResponderExcluir